top of page

PROJETOS

CONverCIDADE

Convergir na diversidade. Participação de crianças e jovens na Cidade - projeto de investigação que perspetiva a criação de uma rede de participação cidadã, envolvendo crianças e jovens na construção e dinamização de projetos educativos nos contextos locais em que se inserem e no desenvolvimento de uma comunidade alargada, de diálogo e partilha.​

 

 

 

1

2

Vozes 

Vozes das crianças e dos jovens no desenvolvimento da educação intercultural – projeto de investigação seguindo metodologia participativa, onde crianças e jovens são cogestores e dinamizadores de projetos e se envolvem em atividades de educação intercultural, com componentes artísticas e tecnológicas. Organiza-se como um estudo de casos múltiplos e analisa processos e mudanças dos participantes, nomeadamente as aprendizagens interculturais dos diversos protagonistas e colaboradores. No seu âmbito realizaram-se trabalhos académicos e publicações (algumas ainda em curso).

 

 

3

Fronteiras Urbanas 

 

O Fronteiras Urbanas apresenta-se como um movimento etnográfico crítico centrado no desenvolvimento de uma política educativa emancipatória por meio da observação participante coletiva de conhecimentos presentes em comunidades multiculturais. Este movimento é fruto da continuação de projectos de intervenção (D.A.R. à Costa Tr@nsFormArte - Programa Escolhas) e de investigação (Projeto Fronteiras Urbanas - Fundação para a Ciência e a TecnologiaPTDC/CPE-CED/119695/2010), os quais decorreram em duas comunidades da cidade da Costa de Caparica, em Portugal.

 

Hoje em dia, este movimento atua ainda nestas duas comunidades, por meio da Escola do Bairro, e encontra-se em expansão tanto na zona costeira do Concelho de Almada e em outras comunidades dentro da União Européia, quanto em comunidades inseridas na América do Sul.

 

 

4

Eclipse 

European Citizenship Learning in a Programme for Secondary Education (517815-LLP-1-2011-IT-COMENIUS-CMP)

 

 

O projeto europeu ECLIPSE visa dar um contributo para a melhoria da compreensão da dimensão europeia na Educação para a Cidadania. A equipa constituída por investigadores de cinco instituições do ensino superior (Itália, Portugal, Espanha, Roménia e Reino Unido) permitiu a troca de experiências, de conhecimentos e competências nesta área, do que resultou a produção de um programa de formação para o 3º ciclo do ensino básico que foi publicado e pode ser acedido no site do projeto.

 

Parcerias

EPI

 

Através de parcerias universidade-escolas no contexto da educação em línguas, sustentadoras do desenvolvimento profissional e organizacional, intenta-se compreender e promover condições de possibilidade da educação plurilingue e intercultural em contexto português, fomentar processos contextualizados de formação de professores e alimentar culturas investigativas mais participativas e menos hierárquicas, através da criação de dinâmicas colaborativas entre professores, educadores, formadores e investigadores.

6

5

Sinergias ED

Conhecer para melhor Agir - promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal

 

Procurando responder à necessidade crescente de ligação entre investigação e ação no campo da ED, o projeto Sinergias ED: Conhecer para melhor Agir – promoção da investigação sobre a ação em ED em Portugal tem como objetivo geral promover a valorização da Educação para o Desenvolvimento (ED) em Portugal e a qualidade da sua intervenção. Para que tal seja possível, propõe-se: Criar oportunidades e condições para a ligação investigação e ação na produção de conhecimento em Educação para o Desenvolvimento  e Aprofundar o conhecimento, sistematizar e aprofundar o conhecimento relevante para a capacitação de atores de Educação para o Desenvolvimento 

 

7

Educação emocional e ética - para uma formação integrada

 

Projeto de investigação, com uma componente de formação, que visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores nas áreas emocional e ética. Na sua componente formativa, pretende contribuir para o autoconhecimento e aprofundamento do conhecimento profissional, alimentados por pesquisas de natureza diversificada, numa abordagem transdisciplinar . Desenha-se numa perspetiva de investigação-ação, através de projetos colaborativos que emergem dos próprios contextos educativos e dos desafios aí identificados pelos protagonistas, criando espaço para a partilha e reflexão sobre as práticas, para a vivência e reflexão de experiências em sessões formativas, para a pesquisa teórica e empírica e para testagem de estratégias e recursos em contexto.

 

bottom of page