3º SEMINÁRIO
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
2 e 3 de JUNHO de 2017
diversidade, educação e cidadania
PAISAGENS, LINGUAGENS e UTOPIAS na CIDADE
PROJETOS
3
CON
ver
CIDADE
Instituto de Educação
Universidade de Lisboa
Ana Paula Caetano
Carolina Carvalho
Convergir na diversidade. Participação de crianças e jovens na Cidade - projeto de investigação que perspetiva a criação de uma rede de participação cidadã, envolvendo crianças e jovens na construção e dinamização de projetos educativos nos contextos locais em que se inserem e no desenvolvimento de uma comunidade alargada, de diálogo e partilha.
1
Vozes
Instituto de Educação
Universidade de Lisboa
Ana Paula Caetano
Isabel Freire
Vozes das crianças e dos jovens no desenvolvimento da educação intercultural – projeto de investigação seguindo metodologia participativa, onde crianças e jovens são cogestores e dinamizadores de projetos e se envolvem em atividades de educação intercultural, com componentes artísticas e tecnológicas. Organiza-se como um estudo de casos múltiplos e analisa processos e mudanças dos participantes, nomeadamente as aprendizagens interculturais dos diversos protagonistas e colaboradores. No seu âmbito realizaram-se trabalhos académicos e publicações (algumas ainda em curso).
2
Fronteiras Urbanas
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Mônica Mesquita
O Fronteiras Urbanas apresenta-se como um movimento etnográfico crítico centrado no desenvolvimento de uma política educativa emancipatória por meio da observação participante coletiva de conhecimentos presentes em comunidades multiculturais. Este movimento é fruto da continuação de projectos de intervenção (D.A.R. à Costa Tr@nsFormArte - Programa Escolhas) e de investigação (Projeto Fronteiras Urbanas - Fundação para a Ciência e a Tecnologia PTDC/CPE-CED/119695/2010), os quais decorreram em duas comunidades da cidade da Costa de Caparica, em Portugal.
Hoje em dia, este movimento atua ainda nestas duas comunidades, por meio da Escola do Bairro, e encontra-se em expansão tanto na zona costeira do Concelho de Almada e em outras comunidades dentro da União Européia, quanto em comunidades inseridas na América do Sul.
4
8
Roteiro dos
Descobrimentos
Instituto de Educação
Universidade de Lisboa
EEAGrants - Direção Geral de Política do Mar.
Referência: PT02_2ºRPS_0017
App para androide "Roteiro dos Descobrimentos"
Cláudia Faria
O Projeto “Roteiro dos Descobrimentos” tem como objetivo o desenvolvimento de uma Aplicação (App) para androide em qualquer tecnologia móvel (telemóveis, PDA, etc), que orienta a exploração física (não virtual) da cidade de Lisboa, seus bairros históricos, monumentos e espaços associados aos descobrimentos e ao encontro de culturas (Museu Fundação Oriente) e instituições de divulgação de ciência marítima (Aquário Vasco da Gama e Planetário Calouste Gulbenkian). Esta App, que pode ser descarregada de forma gratuita através da Google Play Store, é direcionada a crianças do 1.º ciclo (4.º ano) e do 2.º ciclo e pode ser explorada em contexto escolar ou familiar. Sendo financiado pelo programa ee-grants, o projeto é coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem como parceiro o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Eclipse
European Citizenship Learning in a Programme for Secondary Education (517815-LLP-1-2011-IT-COMENIUS-CMP)
O projeto europeu ECLIPSE visa dar um contributo para a melhoria da compreensão da dimensão europeia na Educação para a Cidadania. A equipa constituída por investigadores de cinco instituições do ensino superior (Itália, Portugal, Espanha, Roménia e Reino Unido) permitiu a troca de experiências, de conhecimentos e competências nesta área, do que resultou a produção de um programa de formação para o 3º ciclo do ensino básico que foi publicado e pode ser acedido no site do projeto.
5
7
Educação Emocional e Ética
para uma formação integrada
Instituto de Educação
Universidade de Lisboa
Ana Paula Caetano
Projeto de investigação, com uma componente de formação, que visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores nas áreas emocional e ética. Na sua componente formativa, pretende contribuir para o autoconhecimento e aprofundamento do conhecimento profissional, alimentados por pesquisas de natureza diversificada, numa abordagem transdisciplinar . Desenha-se numa perspetiva de investigação-ação, através de projetos colaborativos que emergem dos próprios contextos educativos e dos desafios aí identificados pelos protagonistas, criando espaço para a partilha e reflexão sobre as práticas, para a vivência e reflexão de experiências em sessões formativas, para a pesquisa teórica e empírica e para testagem de estratégias e recursos em contexto.
Sinergias ED II
O projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (2ª edição, junho 2016 a maio 2018)
Sinergias ED II, após a execução de uma 1ª edição de dois anos, centrada na valorização, no aprofundamento e na sistematização do conhecimento sobre a Educação para o Desenvolvimento em Portugal, agora, nesta 2ª edição (2016-2018), pretende fortalecer a ligação, já iniciada anteriormente, entre a investigação e ação na ED, em Portugal, promovendo a sua qualidade. Espera-se: (a) o desenvolvimento de processos de colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e organizações da Sociedade Civil, no âmbito da ED, alargados e reforçados; (b) produção de estudos e trabalhos de investigação em ED, a nível nacional e internacional; (c) reforçar a capacitação, em ED, de atores das Instituições de Ensino Superior (IES) e das Organizações da Sociedade Civil (OSC).
O projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal é promovido conjuntamente pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.
Parcerias
EPI
Educação Plurilingue e Intercultural
Ana Sofia Reis Castro e Pinho
Através de parcerias universidade-escolas no contexto da educação em línguas, sustentadoras do desenvolvimento profissional e organizacional, intenta-se compreender e promover condições de possibilidade da educação plurilingue e intercultural em contexto português, fomentar processos contextualizados de formação de professores e alimentar culturas investigativas mais participativas e menos hierárquicas, através da criação de dinâmicas colaborativas entre professores, educadores, formadores e investigadores.
6
Study Abroad Research in European Perspective
(SAREP) 2016-2020
COST ACTION-CA15130
Florbela Sousa
Este projeto europeu apresenta uma abordagem de investigação transdisciplinar com o objetivo de compreender a natureza das experiências dos estudantes em mobilidade internacional com incidência nas potencialidades decorrentes das aprendizagens linguísticas, interculturais e de cidadania na Europa contemporânea.
9
10
Socius (Investigare)
Investigação, Formação e Intervenção Social
Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Educação
Maria João Hortas
O projeto Socius (Investigare) – Investigação, Formação e Intervenção Social, integra um conjunto de atividades de caráter investigativo centradas na área da Intervenção Social, reconhecendo em particular os domínios e as problemáticas de intervenção da Educação Social, da Animação Sociocultural e da Mediação, partindo do trabalho que tem sido desenvolvido em alguns cursos da ESELx, nomeadamente na Licenciatura em Animação Sociocultural e no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.
Esta proposta visa aprofundar a investigação em torno dos domínios científicos em que se alicerçam os projetos de intervenção social e comunitária, por um lado, através da produção de caráter científico, e, por outro lado, promovendo projetos de intervenção, consolidando processos de integração da ESELx em contextos, programas e redes de intervenção.
ParticipART.
Criação Comunidade e Desenvolvimento
Instituto Politécnico de Lisboa
Escola Superior de Educação
Teresa Pereira
O projeto ParticipART. Criação, Comunidade e Desenvolvimento integra um conjunto de atividades que configuram diferentes modalidades de trabalho criativo no âmbito das artes visuais, música e teatro, com e para a comunidade, envolvendo, até ao momento, três concelhos (Loures, Seixal e Santiago do Cacém) e ainda um workshop internacional com a Universidade de Marmara (Istambul/Turquia) considerando aspetos de natureza social, cultural, ambiental, histórica e identitária.
Através de práticas associadas à Street Art, Land Art ou Community-Based Art abordagens a problemáticas locais envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares, do trabalho operário ou rural, o diálogo entre arte e habitat natural, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades capazes de afirmar uma cidadania ativa. Os projetos propostos devem contribuir para a compreensão de questões locais, regionais e nacionais e interdependência à escala global, ampliando, nos envolvidos, sentimentos de pertença, empatia e respeito, face à diversidade sociocultural, promovendo atuações responsáveis e conscientes.