top of page

Seminário Diversidade, Educação e Cidadania 

T E M A S

DEC 2017

 

PAISAGENS, LINGUAGENS E UTOPIAS NA CIDADE

 

Muitos são os mundos neste mundo. Cidades dentro da cidade. Cidadelas, bunkers, espaços públicos, redes virtuais e tantas outras. Que se entrecruzam e descruzam. Que vivemos, entrevemos, imaginamos, ignoramos.

Paisagens saturadas. Linguagens múltiplas. Muita informação, muitos estímulos, muita comunicação e incomunicação. Ruído, muito ruído. Que nos cega, ensurdece, anestesia. Que nos estonteia, fascina, sufoca. Perdemos o silêncio. Alguns procuram-no dentro de si, mas não o encontram. Alguns demandam-no com outros e enredam-se em palavras, ideias, construções, novas cidades dentro da cidade. Às vezes o silêncio entra nelas, sentimo-lo, paramos tocados pela sua beleza. Interpõe-se entre nós e as paisagens, um interstício de entendimento que se entranha. Ligando-nos profundamente a elas. Uma ponte onde os tempos se fundem e é possível sermos habitados pelo futuro e passado ao mesmo tempo.

Uma utopia que se manifesta como uma luz. Uma luz interna que permeia a nossa voz e o nosso olhar e nos faz ver o caminho a percorrer, para perceber que ela é aqui já. A utopia habita-nos sem o sabermos. Precisa ser vista, precisa ser trazida à superfície. Cada um de nós é chave para parte dela. Todos nós somos chave porque a transportamos em nós.

E juntos podemos limpar a névoa que nos impede de a reconhecermos. Juntos, sabendo que os contornos com que a percebemos são imprecisos, que ela ganha formas diferentes nas diferentes paisagens que a emolduram, que ela muda, transformando-se com as nossas histórias coletivas.

Convidamos-vos a vir connosco dar forma à utopia. Tragam os vossos olhares, façam-nos ver a paisagem que avistam das vossas janelas. Transformemos as nossas torres de babel, onde os homens não se entendem, num templo onde o comum silêncio se faça sentir dentro das palavras, permitindo-nos comunicar. Verdadeiramente COMunicar. VERdadeiramente VER.

Mais uma vez, como já vem sendo tradição nos nossos eventos do Diversidade, Educação e Cidadania, teremos uma conferência de abertura, um painel de debate, workshops, espaços de comunicação livre, exposições de posters, teasers e outras criações. Ao longo de uma tarde de 6ª feira e de uma manhã de sábado, encontrar-nos-emos para transformar as paisagens da universidade e fazermos juntos uma experiência que se pretende de comunicação, de construção e de vivência da UTOPIA.

DEC  2016  

 

 

PELA PAZ     PARA  A PAZ

http://monimesquita.wixsite.com/dec2

 

Pretendemos que este segundo seminário seja um modo de reflexão conjunta sobre as múltiplas dimensões da problemática da paz e da educação para e pela paz, no contexto das diversidades, interdependências, afinidades, realizações, aspirações e patamares de desenvolvimento que são património da nossa contemporaneidade, mas também das tensões, inquietações, problemas, dilemas, sofrimentos que assolam a humanidade.

DEC  2015

 

ENCONTROS

http://monimesquita.wixsite.com/seminariodec

 

Um seminário que é um exercício de cidadania. Lugar de encontros que, de outro modo, seriam improváveis. Nele vão confluir gentes diversas, vindas de diferentes esferas do nosso mundo, que sonhamos, julgamos e queremos comum a todos, mas que é, na realidade, fragmentado por fronteiras (in)visíveis.

bottom of page